segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Caixas Fechadas


Dia de tirar tudo do armário. Não foram só papéis e cadernos que eu encontrei. Meu ano inteiro estava lá. E finalmente me deparei com o ano de 2009 inteiro em minha frente. O balanço geral que eu tanto adiei, finalmente me encontrou.
Impossível não chorar, não sorrir, não lembrar e relembrar de momentos marcantes e aqueles que já não lembrava mais.
Encontrei velhas cartas, bilhetes, fotos antigas e recentes, desenhos, recados, papéis de presente, papéis em branco. No meio de tantas coisas materiais encontrei o sorriso de quem me acompanhou, as lágrimas das partidas me reencontraram, os abraços voltaram em silêncio e apertaram meu coração, as risadas ecoaram em meio a tantas lembranças, a dor do aprendizado e das partidas se chocou contra mim e me pegou desprevinida.
Eis o que eu concluo desse ano.
Aprendi na pele o que é dor. A dor da perda inesperada (e essa sim, irrecuperável) de um amigo, a dor de um coração quebrado em milhares de pedaços, a dor sufocante do arrependimento.
Aprendi a sorrir em toda e qualquer circunstância. Sorrir mesmo quando a casa está a ponto de cair, sorrir não por sentir vontade, mas por ter motivos maiores para isso.
Aprendi a lutar. Lutar por mim,lutar para vencer uma possível depressão, lutar para sorrir no pior mês da minha vida, lutar pelos meus amigos e com eles.
Aprendi a não julgar. E era tão fácil tirar minhas próprias conclusões, até que eu aprendi na pele que julgamentos machucam, que perdemos pessoas julgando-as.
Aprendi a contar com meus pais. Eles são a maior ligação entre meu passado, presente e futuro. São uma mistura de autoridade com amigos.
Aprendi a descansar em Deus. E muitas foram as vezes em que eu fui orgulhosa o suficiente para decidir o que não cabia a mim. Descansar tendo a certeza que eu não seria decepcionada por Ele.
Aprendi a amar quem correu ao meu lado, quem me queria bem e quem confiava em mim.
Aprendi a aceitar ajuda. Porque com alguém por perto é sempre mais fácil e mais seguro não cair. Aprendi que ser ajudado não é sinônimo de fraqueza, mas de sabedoria.
Aprendi a lidar com meus próprios sentimentos. A colocar para fora ao invés de segurar, a demonstrar quando fosse necessário, a guardar quando fosse o melhor.
Aprendi a me proteger. Me proteger de qualquer pancada forte demais, porque eu aprendi que não era forte o suficiente para suportar essas pechadas.
Eu, sinceramente, acreditava que hoje seria apenas o dia de limpar meu armário. Mas foi, também, o dia que tirei o passado para fora para dar lugar ao futuro que me aguarda. Me deparei com muitas coisas inesperadas, chorei o que tinha para chorar e coloquei as lágrimas e toda a dor dentro das caixas de recordação. Porque, apesar de ter sido um ano de dor, foi também um ano de aprendizado. As caixas foram fechadas, as lembranças todas foram guardadas. Mente limpa. Esperança de um futuro melhor. Não foi um ano perdido, aprendi a me colocar no meu lugar.

'Abra seus olhos, como eu abri os meus, é só o mundo real, uma vida que você jamais conheceria. Desviando seu caminho para livrar-se da dor. Bom, você pode ignorar, mas não por tanto tempo.' Paramore

2 comentários:

  1. "Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento."
    C.S. Lewis

    (ta no meu perfil do orkut :P, mas eu gosto muito disso)

    Não foi um ano perdido, mesmo. Perseverar, esse é momento pra isso. 2010 tá chegando e agente pode fazer diferente. Te amo :)

    ResponderExcluir
  2. coisas que marcaram e ensinaram, mas que agora fazem parte do passado e remetem a um futuro mais feliz que esta por vir.
    se cuida Bah (:

    ResponderExcluir